Psicólogo só conversa?

Para que serve a Psicoterapia? 

 

É muito comum escutarmos de outros profissionais "sou meio psicólogo (a), pois escuto várias histórias de pessoas desabafando e eu ajudo, dou até conselho!". Bem, mas ir ao psicologo é isso? Não! 

 

O setting terapêutico é muito mais do que isso, profissionais psicólogos possuem uma carga teórica de no mínimo 5 anos, foram 5 anos de aprendizagem para aprimorar a escuta, melhorar a interpretação do que é dito pelo cliente, de forma empatica e sem julgamento. 

 

O Psicoterapeuta não te dará conselhos. O psicoterapeuta te ajudará a encontrar melhores formas de si mesmo, o que isso quer dizer? Que o psicoterapeuta visa te auxiliar na busca outras formas de se comportar, formas essas que visão o seu bem estar psicológico.

 

A clínica em psicologia é um espaço criado para atender o outro em sua singularidade. É objetivo do profissional psicologo orientar, ouvir, apontar caminhos a fim de proporcionar alívio emocional, autoconhecimento, estratégias de enfrentamento, etc. O psicólogo é o mediador do encontro do sujeito consigo mesmo. 

A Psicologia Clínica pode ser usufruida por todas as pessoas. Desde as que possuem algum disturbio ou mal estar psicológico até às que vão à procura de autoconhecimento. 

Fazer terapia é um ato de amor consigo mesmo. É se permitir ter a sua saúde mental como objeto de cuidado. Afinal, 

Não é egoísmo ter sua saúde mental como Prioridade!

Relato de alguém que fez
psicoterapia com psicólogo: 

"Quis compartilhar com vocês: "Eu sempre tive a curiosidade de frequentar um psicólogo, mas alguns fatores me impediam de seguir adiante com essa vontade. O principal fator era a falta de dinheiro para pagar as sessões, tentei frequentar o terapeuta de forma gratuita indo as clinicas da faculdade, essas sessões gratuitas geralmente funcionam com listas de espera que costumam ter uma demanda muito grande.

 

Até que em Abril deste ano tive a minha primeira crise de ansiedade, fui parar no pronto socorro e ali tive a certeza que precisava de ajuda. Logo depois do ocorrido entrei em contato com uma psicóloga que conheci através dos grupos de apoio do Facebook e agendei minhas consultas, ela fez um preço social que coube no meu orçamento e tudo certo, comecei as sessões.

1- Falar Nunca é Fácil.
Acontece de alguns pacientes demorar a falar na terapia. Alguns psicólogos fazem perguntas que estimulam o pensamento, isso é ótimo por que cria uma interação na terapia e não fica aquele clima tenso e silencioso. Se você tem medo de na primeira sessão não souber o que falar , ou não conseguir falar, fique tranquila, essa sensação com o tempo passa e você vai criar uma intimidade com a sua terapeuta, um passo de cada vez.

 

2-Você Aprende a Refletir
Seus pensamentos ficam mais claros, você consegue enxergar melhor o problema que às vezes nem é um problema. Toda vez que saio da sessão minha cabeça começa a refletir tudo que a terapeuta me falou e entro em uma reflexão profunda. Depois de um tempo de terapia você vai sentir essa sensação incrível de autoconhecimento.

 

3-Você se Conhece Mais
Sem dúvidas essa é a maior lição que uma terapia pode trazer para você, você se autoconhecer. Na primeira sessão a terapeuta costuma perguntar “O QUE TE TROUXE AQUI”  a minha resposta foi, “EU NÃO ME CONHEÇO” hoje eu posso dizer que conheço 50% Da Grazi e devo isso a esses meses de terapia, você cria uma conexão com você mesma incrível, você começa a observar melhor seus gostos, suas conexões, tudo muda." 

4-Terapia Não é Remédio
Não significa que você vá a uma sessão e pum! Do nada sua vida melhorou você se autoconheceu, seus problemas acabaram, não. Terapia é um tratamento contínuo e que pode sim durar anos, então pode demorar até que você sinta o efeito da terapia na sua vida, e está tudo bem.

 

5-Você Começa a Agir
Só ir à terapia não adianta você precisa agir para que as coisas comecem a dar certo, você precisa sair do lugar, mudar o pensamento, fazer as atividades que a psicóloga recomenda, a profissional não pode trabalhar sozinha. Com a terapia eu aprendi que eu sou dona da minha vida e quem comanda ela e meus pensamentos sou eu mesma, eu sou responsável e se algo tem que mudar, tem que começar por mim.

 

6-Terapia Não é Coisa de Louco
Todo mundo tem traumas, medos, coisas dentro de si que precisa colocar para fora. Se todo mundo pudesse fazer terapia ao menos uma vez na vida as pessoas se compreenderiam melhor, fazer terapia te ajuda a compreender o outro melhor.

 

7-Você é quem toma as decisões
Ninguém pode decidir o que vamos fazer da nossa vida a não ser nós mesmos. A terapia e isso, você ter consciência do que você quer, e seguir seu caminho."