Psicoterapia em Grupo

A psicoterapia de grupo é uma modalidade de atendimento dentro da psicologia que oferece aos indivíduos mais condições de interação da vida em sociedade. Podemos dizer que um grupo é formado de acordo com a demanda em comum entre os participantes do grupo ou com objetivos semelhantes.

 

Para participar de um grupo terapêutico os participantes precisam se dispor a trocar opiniões sobre seus valores, atitudes e comportamentos e, realmente, expor-se a uma crítica construtiva (Delitti, 2008).

De acordo com Yalom (2006), a psicoterapia em grupo oferece benefícios significativos aos indivíduos, bem como a terapia individual. Algumas pessoas podem não se beneficiar tanto do trabalho de grupo, ou podem obter benefícios somente após um certo período de terapia individual. Isso será analisado junto a psicoterapeuta antes da data de início do grupo.

Os benefícios do atendimento em grupo estão associados com a aproximação do ambiente social e natural dos participantes.

Ou seja, existe uma procura em aproximar a terapia de grupo de uma situação natural, facilitando a aprendizagem de comportamentos exigidos em situações de interação e generalização do que foi aprendido (Kerbauy, 2008).

A maior vantagem da terapia de grupo é se beneficiar de momentos onde situações como estas são reproduzidas, porém, de uma forma gradual e controlada, facilitando a aquisição e treino de comportamentos que não seriam emitidos em ambiente real (Derdyk, 2006).

Via Portal Comporte-se (Amona Lima)

©  2017 Amanda Gonçalves, Psicologia Clínica

Rua Marechal Rondon, 436, Jardim Améroca - Ribeirão Preto, São Paulo

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now